Os cuidados com a sa�de emocional durante o isolamento social - Projeto Imuno

Os cuidados com a sa�de emocional durante o isolamento social

Os cuidados com a saúde emocional durante o isolamento social

Os cuidados com a saúde emocional durante o isolamento social
Os cuidados com a saúde emocional durante o isolamento social

É normal se sentir triste, angustiado, preocupado, confuso, assustado ou com raiva durante uma crise. Um bom conselho é ficarmos mais tolerantes com nós mesmos e com os outros. Segue algumas dicas para facilitar o seu dia a dia durante o isolamento social, elaboradas pela Fiocruz:

o   Busque se ouvir e compreender exatamente o que pode estar te causando medo ou mal estar;

o   Fale com pessoas nas quais você confia. Se não for possível alterar a situação ou determinado padrão de pensamento, converse e compartilhe seus sentimentos. Além disso, mantenha contato com seus amigos e familiares;

o   O medo e o pânico não nos ajudam individualmente nem coletivamente. Procure realizar atividades que te tranquilizem e, se estiver com dificuldade de lidar sozinho com isso, procure alguém de sua confiança ou um profissional de saúde especializado;

o   Se você precisar ficar em casa, tente organizar uma rotina e mantenha um estilo de vida saudável, incluindo: dieta saudável, horário adequado de sono, exercícios físicos que possam ser realizados em casa, contato social com os entes queridos em casa e com outros familiares e amigos por mensagens, telefonemas e fazendo uso das plataformas de mídia social;

o   Proteja a si próprio e apoie os outros ajudando os em seus momentos de necessidade, se possível. A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio;

o   Evite usar estratégias como fumo, álcool ou outras drogas como forma de lidar com suas emoções. Evite a automedicação para lidar com os sintomas que podem surgir nesse período;

o   Se você se sentir sobrecarregado, converse com um profissional de saúde ou outra pessoa confiável em sua rede social, como um líder religioso, por exemplo;

o   Conheça os fatos sobre seu risco e como tomar precauções. Use fontes confiáveis para obter informações, como por exemplo a página especial sobre o novo Coronavírus do Portal Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/coronavirus;

o   Cuidado com as Fake News!!! Procure verificar a fonte da informação antes de se assustar e repassar as mensagens;

o   O excesso de informações não te deixará mais informado ou protegido e pode provocar ansiedade e estresse desnecessários. Separe um tempo para obter informações. Reduza a leitura e/ou o contato com notícias que podem causar mal-estar;

o   Reflita sobre as habilidades que você usou no passado em tempos difíceis, buscando gerenciar suas emoções durante esse período;

o   Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis.

E lembre-se: caso tenha dúvidas ou sinta que precisa de suporte, busque as equipes de profissionais de psicologia!

 

Fonte: Fiocruz