Dicas de ergonomia para evitar les�es durante o trabalho remoto - Projeto Imuno

Dicas de ergonomia para evitar les�es durante o trabalho remoto

Dicas de ergonomia para evitar lesões durante o trabalho remoto

Dicas de ergonomia para evitar lesões durante o trabalho remoto
Para que não haja danos a sua saúde física é preciso ter alguns cuidados, e é aí que entra a ergonomia. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa trabalhar de casa livre de lesões

Neste período, que é tão importante manter o isolamento social, muitas empresas optaram por colocar seus funcionários em home office, ou, trabalho remoto. Mas o trabalho em casa traz muitos desafios. Um deles é aquela vontade de passar o dia no sofá. Outro é o trabalho ininterrupto, sem paradas para se movimentar.

Então, esteja atento: para que não haja danos a sua saúde física é preciso ter alguns cuidados, e é aí que entra a ergonomia. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa trabalhar de casa livre de lesões. Aí vai:

1. Ajuste a altura do monitor

Para evitar as lesões oculares, o monitor do seu computador (desktop ou notebook) deve estar posicionado a uma distância de um braço esticado, algo entre 50 a 70 cm. Além disso, para evitar dores cervicais, certifique-se de que a barra de pesquisa do navegador, está na direção dos olhos, assim você não sobrecarrega os músculos da região.

 

2. Mantenha a postura ereta

Apesar da tentação ser grande, trabalhar na cama ou no sofá é fortemente desencorajado por conta do apoio precário que esses locais oferecem à sua coluna. O ideal é que você reserve, em sua casa, um cantinho com mesa e cadeira, que atendam as seguintes recomendações:

Seus membros superiores devem estar relaxados, evitando assim a contração constante da musculatura;

Ø  Mantenha a região lombar (costas) apoiada no encosto da cadeira e coluna reta;

Ø  Evite trabalhar de pernas cruzadas ou sentado sobre uma das pernas;

Ø  Evite sentar-se torto. Seu corpo, o teclado e o monitor/laptop devem estar alinhados.

 

3. Descanse os olhos

Sabe aquela história de evitar a fadiga? Trabalhar muito tempo de frente para o computador pode desencadear a fadiga visual, que tem como principais sintomas: visão embaçada, ardência nos olhos e dor de cabeça. Para fugir desse desconforto, faça o seguinte: relaxe a musculatura ocular para perto. Como? Realize breves pausas focando sua visão em distâncias além da sua tela.

 

4. Faça alongamentos

Para beneficiar seu sistema locomotor e ajudar na recuperação das funções cognitivas e mentais, esteja atento: levante-se, relaxe a musculatura e realize breves movimentos de alongamento. Repita a orientação algumas vezes ao dia. Veja alguns movimentos para fazer em casa: