Dicas da OMS para n�o �pirar� de preocupa��o com o coronav�rus - Projeto Imuno

Dicas da OMS para n�o �pirar� de preocupa��o com o coronav�rus

Dicas da OMS para não “pirar” de preocupação com o coronavírus

Dicas da OMS para não “pirar” de preocupação com o coronavírus
Veja algumas sugestões para proteger sua saúde mental em tempos de pandemia

Você sabia que o isolamento social e o medo podem afetar a sua saúde mental? Foi pensando nisso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório com recomendações para evitar que a prevenção contra à Covid-19 prejudique sua saúde mental.

Veja algumas sugestões para proteger sua saúde mental em tempos de pandemia:

• Foco nos fatos: evite assistir, ler ou ouvir notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure se atualizar em horários definidos, uma vez ao dia, e busque informações para tomar medidas práticas de proteção para você e seus entes queridos.

• Compartilhe experiências positivas: sempre que possível, encontre oportunidades para dar voz a histórias e imagens positivas de pessoas ou situações no combate à pandemia, e que possam ser compartilhadas.

• Cuide do seu corpo: tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável. Relaxar, praticar meditação e alongamento, além de evitar o abuso de álcool e não consumir drogas fazem a diferença na saúde física e mental.

• Procure estabelecer uma rotina: fazer as coisas nos mesmos horários, criando uma rotina de trabalho e autocuidado. Isso ajudará o dia a acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo.

• Conecte-se com as pessoas: tire um tempo do seu dia para conversar com os familiares e amigos. Interaja com os que estão em casa, seja para falar sobre trabalho, estudo ou como está se sentindo. Não se isole!

• Muito cuidado com o excesso de informação: tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias. Isso eleva a sensação de incertezas e aumenta preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem estar. Filtre a quantidade de informações que recebe e, se possível, dê um olhar diferenciado para as ações e histórias positivas.

• Peça ajuda se precisar: se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, deprimido ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar. E não esqueça do CVV (188).

A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir. Lembre-se que estamos todos na mesma situação e os cuidados afetam toda a sociedade!

Fique em casa e projeta os mais suscetíveis!

 

Fontes: OMS, G1 & Instituto Vita Alere