A efic�cia das vacinas - Projeto Imuno

A efic�cia das vacinas

A eficácia das vacinas

A eficácia das vacinas
A vacinação evita que os vírus de doenças graves circulem pelo país.

Em tempos de Coronavírus e Fake News muita coisa tem sido dita aleatoriamente e a desinformação torna-se um dos principais motivos da baixa cobertura vacinal. E, consequentemente, do retorno de doenças já eliminadas como o sarampo. Proteger-se contra doenças é uma questão de escolha e responsabilidade, e deve ser tido como prioridade por todos.

Além de manter hábitos de vida saudáveis, a melhor maneira de evitar doenças infecciosas é se vacinando contra elas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente 19 vacinas que protegem contra mais de 40 doenças. Basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e pedir para atualizar o Calendário Nacional de Vacinação, que prevê vacinas para todas as idades – dos recém-nascidos aos idosos.

A vacinação evita que os vírus de doenças graves circulem pelo país. Sem contar que as vacinas também evitam sequelas causadas pelas doenças, como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos e até a morte, em alguns casos.


As vacinas, que servem para estimular o sistema imunológico, funcionam da seguinte forma: ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as doenças causadas por esses microrganismos.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a segurança e eficácia da vacinação, consulte um médico imunologista!

 

Fonte: Ministério da Saúde