Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado por dia - Projeto Imuno

Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado por dia

Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado por dia

Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado por dia
Os dados apontam que três quartos da população ingerem mais de 8 gramas de sal por dia

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o consumo de sal não ultrapasse 5 gramas por dia — ou 2 gramas de sódio, mineral que compõe o sal por pessoa. No entanto, o brasileiro ingere quase o dobro disso: em média 9,34 gramas, de acordo com um novo levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dados apontam que três quartos da população ingerem mais de 8 gramas de sal por dia. E quem mais exagera são os jovens e os homens. Só 2,39% dos voluntários apresentaram níveis inferiores aos 5 gramas diários preconizados pela OMS — geralmente mulheres e indivíduos mais velhos.

Vale ressaltar que quase 30 milhões de brasileiros têm hipertensão, um problema intimamente ligado ao abuso do saleiro. A pressão alta, também não custa lembrar, está entre as principais culpadas por infarto e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros problemas.

Diminua a quantidade de sal ingerida, faça check-up anualmente e inclua entre os médicos a consultar um especialista cardiovascular.

 

Fonte: Fiocruz