Os riscos dos procedimentos est�ticos - Projeto Imuno

Os riscos dos procedimentos est�ticos

Os riscos dos procedimentos estéticos

Os riscos dos procedimentos estéticos
Escolher um profissional capacitado é uma medida essencial para evitar complicações

Vimos recentemente a morte de mulheres que se submeterem a procedimentos estéticos no Rio. As instituições médicas alertam para os cuidados que devem ser tomados na hora de decidir por um tratamento estético ou uma cirurgia plástica.

É normal que algumas pessoas desejem mudar a sua aparência. No entanto, é preciso muita cautela antes de se submeter a um procedimento estético. O primeiro passo é checar as credenciais de quem irá efetuar o procedimento a fim de evitar as pessoas que atuam de forma irregular e clandestina.

Outra atitude importante é conhecer os riscos de cada técnica O paciente também deve ser sincero com o médico e não omitir informações. Só assim é possível traçar o perfil do paciente a fim de saber se ele faz uso de medicações, tem alguma alergia ou sofre de doenças que possam comprometer o procedimento. E para que todas as dúvidas sobre o resultado do procedimento ou possíveis complicações sejam esclarecidas.

Escolher um profissional capacitado é uma medida essencial para evitar complicações. Buscar informações em local confiável, como no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), onde qualquer pessoa pode consultar se o médico é especialista pela instituição. Da mesma forma, no site da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), consta o nome de todos os cirurgiões plásticos cadastrados no Brasil, com formação reconhecida. Caso o profissional não seja médico, ele deve ser denunciado à polícia.

Informe-se. Não corra riscos desnecessários.