Programa Primeiros Passos - Projeto Imuno

Programa Primeiros Passos

Programa Primeiros Passos

Programa Primeiros Passos
Detectar uma doença nos primeiros dias de vida pode ser primordial para a saúde do bebê.

Toda criança deve realizar o Teste do Pezinho entre o 3º e o 5º dia de vida. É um exame laboratorial simples, realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê.

O Programa "Primeiros Passos", serviço de referência em Triagem Neonatal – Teste do Pezinho – do Estado do Rio, está disponível gratuitamente para toda população. Ele é credenciado pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico e tratamento do Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Doença Falciforme e Fibrose Cística.

O “Primeiros Passos” conta com a infraestrutura de dois órgãos de referência no Estado: o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HEMORIO). 

Faz parte dele também uma ampla rede de Unidades de Coleta distribuídas por todo o Estado, cujos profissionais são treinados para prestarem um atendimento adequado aos recém-natos no momento da coleta do Teste do Pezinho, e posteriormente na orientação às famílias dos casos suspeitos.

Lembre-se que se o tratamento adequado for iniciado bem cedo, poderá prevenir as deficiências associadas às doenças.
 

Fonte: Hemorio e Programa Primeiros Passos