Cuidados com a pele no ver�o - Projeto Imuno

Cuidados com a pele no ver�o

Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão
É durante o verão que aumentam das atividades ao ar livre e a exposição aos raios solares. Neste período, a radiação do sol incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras e câncer da pele, entre outros problemas.

Por isso, veja algumas dicas para aproveitar a estação mais divertida do ano sem colocar em risco a saúde.

O que usar e vestir?

Filtro solar

Intensificar o uso do filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não apenas nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, caminhada etc.). Aplicar o protetor 30 minutos antes de ficar exposto. Não se esquecer de partes como mãos, orelhas, nuca e pés. Reaplicar a cada duas horas. Atenção: o tempo diminui se entrar na água.

É importante proteger as cicatrizes, sobretudo as novas, que podem ficar escuras. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores (evento raro). A proteção pode ser feita com adesivos, esparadrapos ou pelo do uso de filtro solar.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão, uma vez que eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Alguns tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam somente 30%. Evite ficar exposto ao sol entre 10h e 16h. As barracas de praia devem ser de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.  Extremamente importante também são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

#FicaaDica: o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

Como se alimentar?

Bebidas

As temperaturas altas exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos, abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Se possível, evitar bebidas alcóolicas.

Comidas

Certos alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como laranja, cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Eles contêm carotenoides, substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante. 

No verão, o ideal é comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Esses alimentos ajudam na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

Criar o hábito

Diariamente, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele. Durante o banho, é recomendável o uso de sabonete compatível com o tipo de pele, porém, sem excesso. E a temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Alertas

Pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” – por contar da maior quantidade de melanina –, mas não podem se esquecer do filtro solar, pois também estão sujeitas à exposição dos raios ultravioletas.

A partir dos seis meses de idade as crianças já podem usar o filtro solar, utilizando protetor adequado para a pele que é mais sensível. Dê preferência para filtros físicos, como roupas e chapéus. Busque orientação com pediatra.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, consulte um de nossos especialistas. E boas férias!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia