Febre amarela deve ser prevenida, vacine-se! - Projeto Imuno

Febre amarela deve ser prevenida, vacine-se!

Febre amarela deve ser prevenida, vacine-se!

Febre amarela deve ser prevenida, vacine-se!
O verão chegou e com ele o sol e as chuvas do fim de tarde. O cenário é propicio para a proliferação de mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, aquele da dengue, zika e chikungunya.

A febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e também transmitida por mosquitos. Os sintomas, repentinos, mais comuns da febre amarela são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.  

A forma mais grave da doença costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), hemorragias e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem, porém algumas pessoas podem ser acometidas pela forma mais grave e rara, tendo complicações que podem ser letais.

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos, a melhor prevenção da doença é evitar sua disseminação. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela.

Se você ainda tem alguma dúvida quanto à importância de se precaver contra esta doença, marque uma consulta com um de nossos Infectologistas/Imunologistas. Previna-se!

Fonte: Fiocruz