O que � Linfedema - Projeto Imuno

O que � Linfedema

O que é Linfedema?

O que é Linfedema?
Inchaço nas pernas pode não ser apenas resultado de um dia estafante. Você já ouviu falar em Linfedema? É uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquido nos tecidos moles do corpo, ocasionado por uma insuficiência da circulação linfática.

O sistema linfático, constituído por vasos e gânglios linfáticos, que se distribuem pelo corpo, desempenha diversas ações na estabilidade dos tecidos. Se os vasos ou gânglios forem lesados ou removidos, a linfa pode acumular, provocando um aumento de volume desses membros.

O edema resultante apresenta características próprias que o diferencia daqueles decorrentes de outros problemas clínicos. Também acontecem alterações que podem levar à fibrose, aumento das células de gordura e diminuição da imunidade do local afetado.

Como consequência da diminuição da imunidade local, o membro com linfedema pode desenvolver infecções bacterianas frequentes conhecidas com erisipelas. Esse processo inflamatório piora o linfedema e agrava a fibrose dos tecidos, o que aumenta o volume e o peso do membro, limita ainda mais suas funções e compromete a estética.

O diagnóstico na fase inicial do problema é fundamentar para um bom tratamento e adequada orientação, a fim de evitar a progressão da doença e alteração na qualidade de vida dos seus portadores.

A consulta com um cirurgião vascular é imprescindível para diagnóstico e tratamento do linfedema.

Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular